top of page

SABARÁ

Sabará é um município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, no Brasil. Sua população estimada em 2006 era de 134 282 habitantes. É constituído pelos distritos de Ravena, Carvalho de Brito e Mestre Caetano[6].

Turismo

Casarões
Sabará possui, hoje, alguns trechos históricos preservados, especialmente no centro da cidade, na Rua Pedro II, antiga Rua Direita, onde ainda encontramos alguns casarões especialmente do século XIX. Destaque para o Solar do Padre Correa ou de Jacinto Dias construído em 1773, possuindo escadarias de madeira de jacarandá e talha da terceira fase do Barroco Mineiro, onde funciona hoje a prefeitura. Ali já se hospedaram figuras ilustres como dom Pedro I e dom Pedro II. Seu antigo proprietário, o padre José Correa da Silva era suspeito de ser inconfidente e assim, provavelmente, os ouvidos de algumas das paredes dessa casa devem ter escutado muita xingação contra a Coroa e o governador Cunha Menezes, o Fanfarrão Minésio ridicularizado nas Cartas Chilenas de Tomas Antônio Gonzaga. Outra construção do século XVIII é a chamada Casa Azul onde nos dias de hoje funciona uma repartição pública federal. Tem ainda uma atração que é a chamada Casa Borba Gato. O nome é um chamariz turístico, pois o famoso desbravador do Sabarabuçu nunca morou ali e ele foi tomado da rua onde está situada. Trata-se da antiga Rua da Cadeia que foi rebatizada com o nome do bandeirante em 1911. A casa, construída pela família Guimarães em 1814, já foi hotel, escola, casa de padre e, hoje, é uma instituição do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional voltada para a preservação do patrimônio histórico da cidade.


 

FAÇA UM PASSEIO VIRTUAL PELA CIDADE ATRAVÉS DO MAPA ABAIXO.

Sabará possui, ainda, vários antigos chafarizes, sendo mais conhecidos o do Kaquende, construído em 1757, na Rua São Pedro, no antigo centro comercial da cidade, o do Rosário, instalado ao lado da igreja de mesmo nome na Praça Melo Viana e o da Corte Real.
[editar]Igrejas
Sabará possui um dos mais notáveis acervos de igrejas setecentistas de Minas:
Nossa Senhora do Ó de 1717, uma das mais representativas do barroco mineiro, possui influência chinesa em sua arquiterura externa e na decoração interna, o seu nome é devido às ladainhas de Nossa Senhora que sempre começam com o Ó e seguem com algum louvor ou agradecimento;
Nossa Senhora da Conceição de 1710, matriz da cidade, localizada na praça Getúlio Vargas (cidade antiga);
Nossa Senhora do Carmo de 1763, com várias obras de Aleijadinho;
Nossa Senhora das Mercês de 1781 (na primeira imagem do artigo) dos homens pardos, com linhas arquitetônicas simples, sem ornamentações internas, mas localizada em lugar privilegiado na composição da paisagem urbana;

Nossa Senhora do Rosário de 1713, inacabada pelos escravos da irmandade dos homens pretos da Barra do Sabará, os quais a construíam e pararam por falta de recursos;
Igreja de Nossa Senhora da Assunção, no distrito de Ravena, também do século XVIII e que em 2010 passa por um processo de recuperação pelo IEPHA[8];
São Francisco de 1781, além de várias capelas.
[editar]Casa
Sabe-se que a primeira Casa da Ópera da Vila Real de Nossa Senhora da Conceição de Sabarabuçu foi construída antes mesmo de 1771, mas, a partir de 1783, já estava completamente abandonada, já que as apresentações teatrais passaram a ser executadas em um palco de madeira construído em uma praça pública.
A atual Casa da Ópera, também conhecida como Teatro Municipal, foi construída em 1819 através de um imenso esforço da população local. O teatro foi inaugurado no dia 2 de Junho de 1819, dia do aniversario da Infanta Dona Maria da Gloria, Princesa da Beira. As apresentações incluíram os títulos "Maria Teresa, a Imperatriz da Áustria" e "Zelo d'amor".
O teatro foi construído na propriedade de Francisco da Costa Soares e havendo sido um teatro particular até o século XX. Foi construído no bairro mais aristocrático da cidade, na mesma rua onde se encontram alguns dos mais importantes edifícios da mesma, tais como a Casa da Câmara. A Rua Pedro II tinha aproximadamente 30 casas na época da construção do teatro.

Ao contrário do que se conhece pela tradição local, não se trata em absoluto de um teatro elisabetano. No que tange à arquitetura, se trata de um teatro barroco italiano típico, seguindo todos os parâmetros construtivos vigentes não só na Itália como também em Portugal durante os séculos XVIII e XIX. A sala segue a forma de ferradura contornada por três níveis de camarotes, num total de 41. O último andar, conhecido como " torrinha", não é dividido em camarotes e era reservado aos espectadores financeiramente menos favorecidos. O forro do teto é de taquara. Não se sabe ao certo se o forro original era do mesmo material, tendo sido o atual introduzido na reforma de 1970 realizada por Amadée.
O teatro possui uma das melhores acústicas da América Latina e apresenta uma atividade regular, tanto na música de câmara quanto no repertório operístico, que tem sido apresentado com frequência na atual gestão da Secretaria de Cultura de Sabará.
[editar]Museu do Ouro
Na antiga Casa de Intendência e Fundição do Ouro da Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará, funciona o Museu do Ouro, que reserva objetos associados ao período de extração do ouro em Minas Gerais durante o século XVIII[9] . Há também peças do mobiliário luso-brasileiro dos séculos XVIII e XIX, pratarias, arte sacra, aparelhos de chá, gomis e lavandas [10].
Em 2006, o museu completou 60 anos[11].
[editar]Festas Famosas
Festival de Jabuticaba: Sabará é a "Terra da Jabuticaba". Típica no Brasil, com maior produção no estado de Minas Gerais, a jabuticaba encontrou espaço nos quintais das casas de Sabará. A municipalidade incentiva a preservação das jabuticabeiras, através de uma lei municipal que dá desconto no valor do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana para cada árvore plantada em imóvel. Em 2007, o Festival da Jabuticaba foi registrado como Patrimônio Imaterial do município. É uma festa que recebe um ótimo público e que é bem conhecida na região. Arraiá do Tapppa: Famosa festa Junina da cidade que também conta um ótimo público. Uma festa com comidas típicas e muita dança.

Hotéis e pousadas em Sabará
Bares e restaurantes em Sabará
bottom of page